A AMAZÔNIA QUE ENCONTRA O MAR:

Uma jornada pelos manguezais de Belém a São Luís


O litoral norte da América do Sul resguarda a maior faixa contínua de manguezais do mundo, dos quais 7.500 km2 se encontram na costa amazônica do Brasil. Essa região desempenha um papel fundamental na mitigação das mudanças climáticas e abriga uma enorme biodiversidade. É também lar da maior quantidade de pescadores artesanais do Brasil. Nesse ambiente dominado pelas forças da natureza, a lua e a maré controlam os ciclos de todas as formas de vida. Num ambiente ainda bastante preservado, pescadores e pescadoras sustentam suas famílias por meio do árduo e ancestral ofício da pesca artesanal, perpetuando um tradicional modo de vida das comunidades que habitam há gerações esse grande patrimônio natural brasileiro.

Maretório

"Este projeto nos convida a uma jornada de imersão num litoral pouco conhecido pelos brasileiros, desvendando imagens inéditas desse território dominado pelas marés, e por isso conhecido como maretório". 

Inspirados pela missão de promover o (re)conhecimento desta importante região da Amazônia para o Brasil e para o mundo, o compromisso dos realizadores deste projeto é possibilitar a difusão e intercâmbio de conhecimento sobre as Reentrâncias Amazônicas, localizadas entre os estados do Pará e Maranhão.