REENTRÂNCIAS DO PARÁ E MARANHÃO

O MARETÓRIO AMAZÔNICO

O mangue garante a segurança alimentar de milhares de famílias de pescadores. Os manguezais amazônicos ainda são pouco documentados, assim como a cultura tradicional dos povos que vivem há gerações nesse lugar. “O mangue é nossa vida, nossa farmácia e nosso supermercado”, dizem. As histórias inspiradoras da vida costeira amazônica precisam ser contadas, apresentando como esse povo vem sobrevivendo e conservando a natureza ao longo de gerações. Os povos das marés estão na fronteira das discussões sobre sustentabilidade.

Qual a importância da costa amazônica globalmente?

A região que abriga a maior faixa contínua de manguezais do planeta, destaca-se por seu papel na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas globais, já que os manguezais são ecossistemas hoje reconhecidos por sequestrarem e armazenarem grande quantidade de carbono azul. 

A PESCA ARTESANAL

A pesca artesanal depende das áreas de manguezais saudáveis, que são berçários da vida marinha e garantia de segurança alimentar para comunidades costeiras que extraem seu sustento do uso sustentável de espécies como o caranguejo, a pescada-amarela e o camarão, entre tantas outras. No entanto, muito ainda deve ser feito para criar as condições para conservar a cultura e o ambiente frente às ameaças. Este projeto desvenda o cenário único dos manguezais amazônicos repletos com toda a diversidade cultural e ecológica, resultado do encontro da Amazônia com o oceano Atlântico. 

SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Qual a resiliência da natureza? Esse paradoxo entre o modo de vida que nos foi imposto ao longo dos séculos pelo desenvolvimento desenfreado em contraponto à relação de respeito e subsistência vividas pelas comunidades tradicionais nos desafiam a repensar o rumo da humanidade. Não podemos esquecer que as raízes do saber ancestral das populações tradicionais estão ancoradas na sustentabilidade em seu cotidiano – comunidades essas que vem sendo relegadas a uma injusta invisibilidade social.