UMA INICIATIVA SOCIAL

Será realizado um ciclo de oficinas sobre educomunicação, fotografia documental, e conservação da biodiversidade, de modo a promover a incidência das comunidades para construção de cidadania, visando inclusive sua participação na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que acontecerá em novembro de 2025, na cidade de Belém. Serão promovidas também rodadas de palestras para apresentação da iniciativa para públicos diversos das cidades de São Paulo, Belém, São Luís, entre outras.

OFICINAS EDUCATIVAS

A proposta é realizar 3 edições de oficinas, em Belém (Pará), Bragança (Pará) e outra em São Luís (Maranhão), que terão inscrição gratuita e contarão com intérprete de libras para ampla acessibilidade.

Serão ministradas pelo autor e terão duração de 2 dias cada, totalizando uma carga horária de 12h. 

As oficinas serão realizadas em parceria com escolas, ONGs e universidades locais.

COMUNIDADE COMO PROTAGONISTA

Nas oficinas direcionadas prioritariamente para os jovens, mas não se restringindo a esse público, serão trabalhados temas socioambientais de modo a fortalecer o pertencimento das comunidades ao seu território e modo de vida. Proporciona informações e ferramentas de gestão participativa para que essas comunidades possam fazer incidência política nesse momento desafiador que a Amazônia enfrenta.  Diante da crise climática sem precedentes, que vem impondo graves eventos climáticos como as secas severas na Amazônia nos meses recentes, torna-se imperativo que as comunidades possam ter voz ativa na busca dos seus direitos.